História

Primeiro título brasileiro do Atlético-MG: Galo no Torneio dos Campeões de 1937

Em 2023 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou o reconhecimento do título de Campeão dos Campeões de 1937 para o Atlético-MG como equivalente ao título do Campeonato Brasileiro. Com essa decisão, o Galo passa a ser tricampeão, tendo conquistado o torneio em 1937, 1971 e 2021.

A iniciativa de buscar o reconhecimento desse título como brasileiro partiu do então presidente atleticano, Sérgio Coelho,que no início de 2022 protocolou um pedido junto à CBF do reconhecimento da conquista. Para comprovar o seu ponto, o clube preparou um extenso dossiê contendo uma ampla gama de documentos e recortes de jornais da época, com o objetivo de comprovar que a conquista de 1937 era equivalente ao Campeonato Brasileiro.

 Além disso, o alvinegro também citou o princípio da isonomia, fazendo referência à decisão anterior da entidade que unificou os títulos do antigo Torneio Roberto Gomes Pedrosa como títulos brasileiros.

A Copa dos Campeões Estaduais 1937, reuniu os melhores clubes do país naquele ano. O Atlético conquistou o título, perdendo apenas uma partida ao longo da competição. O formato do torneio era simples: as quatro equipes participantes se enfrentavam em um sistema de ida e volta, totalizando seis jogos, e a equipe que acumulasse mais pontos era coroada como campeã.

Como tudo na história do Galo é sofrido, o começo do time no torneio não foi dos melhores, com uma derrota por 6 a 0 para o Fluminense no Rio de Janeiro. Para piorar a situação, na segunda rodada o alvinegro empatou em 1 a 1 com o Rio Branco no Espírito Santo e chegou a dois jogos seguidos sem vitória.

Apesar disso, o Atlético se recuperou  e venceu todas as outras partidas para conquistar o título de Campeão dos Campeões. O elenco atleticano era formado por grandes jogadores como Ubaldo Miranda e Kafunga, que estão entre os maiores da centenária história do clube.  

Campanha do Atlético-MG na Copa dos Campeões de 1937:

1ª rodada: Fluminense 6×0 Atlético-MG (Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ)

2ª rodada: Rio Branco-ES 1×1 Atlético-MG (Vitória-ES)

3ª rodada: Atlético-MG 5×0 Portuguesa (Lourdes, Belo Horizonte-MG)

4ª rodada: Atlético-MG 4×1 Fluminense (Lourdes, Belo Horizonte-MG)

5ª rodada: Atlético-MG 5×1 Rio Branco-ES (Lourdes, Belo Horizonte-MG)

6ª rodada: Portuguesa 2×3 Atlético-MG (Estádio do Cambuci, São Paulo-SP)

Elenco do Atlético-MG na Copa dos Campeões Estaduais de 1937 

Kafunga

Clóvis

Florindo

Quim

Zezé Procópio

Lola

Bala

Alcindo

Paulista

Alfredo Bernardino

Guará

Nicola

Resende

Bazzoni

Elair (também conhecido como Colete)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo