Notícias

Ação do Galo ganha destaque nacional e arranca elogios de renomado jornalista

O Atlético entrou em campo no sábado (9) para o jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro contra o América, na Arena MRV, com uma série de ações especiais em homenagem às mulheres. Entre as iniciativas, destaca-se a inclusão de um patch especial na camisa e a substituição dos nomes dos jogadores por nomes de mulheres mineiras que se destacaram em suas áreas de atuação, além de atleticanas que deixaram sua marca na história do clube.

A seleção dos 28 nomes foi realizada com a consultoria da advogada e filósofa Maria Walkiria Cabral, atleticana e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializada em Direitos Humanos.

“Podemos identificar como elemento comum entre essas homenageadas a capacidade de provocar rupturas significativas nos padrões estabelecidos, que frequentemente limitam o acesso de pessoas ‘fora do padrão’ a determinados espaços”, afirmou a advogada e filósofa.

A iniciativa visa destacar mulheres que contribuíram para diversos campos da sociedade mineira e brasileira, que precisam ser celebradas e lembradas por seus feitos. A homenagem foi muito celebrada pela torcida e rendeu elogios por parte do comentarista PC Vasconcellos, que fez questão de exaltar a iniciativa do Atlético no programa Seleção SporTV.

Confira algumas da mulheres homenageadas

Entre as homenageadas estão figuras como Adélia Prado, poetisa nascida em Divinópolis e considerada uma das maiores do Brasil, e Alzira Reis, natural de Minas Novas e primeira médica formada no estado. Também estão presentes nomes como Carolina Maria de Jesus, importante escritora negra da literatura brasileira, e Helena Grecco, fundadora e presidente do Movimento Feminino pela Anistia em Minas Gerais.

Além disso, figuras ligadas ao universo do Atlético, como Alice Neves, mãe de um dos fundadores do clube, e Ana Cândida, conhecida como a “Vovó do Galo”, também receberão homenagens.

Essa ação reforça o compromisso do Atlético com a valorização das mulheres e reconhecimento de suas contribuições, em uma iniciativa que busca enaltecer suas histórias e legados, além de promover seus feitos pelas novas gerações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo