História

Atlético-MG campeão da Recopa Sul-America de 2014 – A consgração sobre um antigo rival

O Atlético-MG conquistou a Recopa Sul-Americana de 2014 após vencer o Lanús por 4×3 na prorrogação. O Galo se classificou para a competição por ter vencido a Libertadores em 2013, enquanto os argentinos se classificaram por terem vencido a Copa Sul-Americana no mesmo ano.

A Recopa é um torneio direto, com apenas dois jogos, ida e volta, sem levar em conta gols fora de casa. Quem estiver à frente no placar após 180 minutos leva o troféu. Em caso de empate no agregado, há prorrogação e, se necessário, pênaltis.

O duelo contra o Lanús foi marcante por marcar o reencontro das equipes que decidiram a Copa Conmebol de 1997. O Galo levou a melhor após uma goleada por 4×1 na Argentina, marcada por agressões a delegação alvinegra e um empate no Mineirão. 

O Atlético se preparou bem para o confronto , hospedando-se no CT da Seleção Argentina. Apesar das preocupações com incidentes semelhantes aos de 1997, muitos torcedores alvinegros viajaram e lotaram o La Fortaleza, onde entoaram pela primeira vez o conhecido hit “Maria eu sei que você treme”.

Em campo, a equipe de Levir Culpi venceu por 1×0, com gol de Diego Tardelli, e viu Jemerson estrear como titular. No Mineirão lotado, o alvinegro enfrentou o Lanús em uma partida que, à primeira vista, parecia uma formalidade, com uma equipe claramente superior e uma vantagem no placar. 

Diego Tardelli marcou seu centésimo gol pelo Atlético aos 6 minutos, convertendo um pênalti e parecia ter dado números finais a partida, mas o time de Buenos Aires não desistiu, empatando aos 8 e virando aos 25. Maicosuel empatou para o Galo ainda no primeiro tempo.

O segundo tempo transcorreu sem grandes surpresas, até que Acosta, aos 48 minutos, marcou para os argentinos empatando o jogo e forçando a prorrogação. No tempo extra, o Atlético acabou ficando com a taça depois que o Lanús marcou dois gols contra para dar números finais a partida.

Além do centésimo gol de Diego Tardelli e da conquista de um título internacional, a segunda partida da Recopa também marcou a despedida de Ronaldinho Gaúcho do Atlético-MG. O craque, que já estava em baixa após conquistar a Libertadores, foi substituído no intervalo e voltou ao gramado já de calça para celebrar o título, encerrando sua passagem marcante pelo clube alvinegro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo